Youtube Twitter Facebook Instagram

Terça-Feira - 19.02.2019

Sol e temperatura em elevação nos próximos dias


MÍNIMA: 14º - MÁXIMA: 26º

Diário Rio do Peixe

Terça-Feira - 19.02.2019

Sol e temperatura em elevação nos próximos dias


MÍNIMA: 14º - MÁXIMA: 26º

Colunistas

Previsão climática para o trimestre Fevereiro - Março - Abril

31/01/2013 - 00:00:00
Charles Seidel

  Chuva abaixo da média na maioria das regiões de Santa Catarina

  Ressalta-se que na climatologia verifica-se um decréscimo natural nos volumes de chuva de fevereiro até o mês de abril.

  Durante o mês de fevereiro até o início de março as chuvas serão mais frequentes, típicas de verão (normalmente entre à tarde e à noite) e, preferencialmente, irão ocorrer entre as regiões que vão do Litoral ao Planalto, com ênfase para as áreas mais ao norte, nas proximidades do Estado do Paraná como Planalto e Litoral norte. Neste período, o Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul de Santa Catarina, terão chuva mal distribuída e abaixo da média.

  A condição de temporais isolados se mantém associada ao aquecimento diurno que resulta em convecção, além da passagem de sistemas frontais, e por vezes facilitando a ocorrência de chuva forte localizada, num curto espaço de tempo, com rajadas intensas de vento e até mesmo granizo.

  No restante do mês de março, especialmente na segunda quinzena, e no mês de abril, a chuva deve ficar dentro da normalidade, ou seja, próxima à média climatológica.

  Com relação à temperatura para o trimestre a previsão é de temperatura dentro da média climatológica.

  O final do verão de 2013 será quente como de costume. Nesse período as ondas de calor são mais raras, mas não descartadas.

  Detalhe importante é que devido à períodos de menor precipitação e consequentemente uma maior amplitude na umidade relativa também continuarão ocorrendo amplitudes maiores nas temperaturas até o final de verão. Isso quer dizer que provavelmente teremos temperaturas amenas pela manhã (13 a 16°C) e calor acima dos 30°C à tarde. Essa situação será mais comum entre fevereiro de 2013 e o início de março de 2013.

  Nos meses seguintes, a temperatura ficará dentro da normalidade com as primeiras incursões de massas de ar mais frias ao Estado, diminuindo a temperatura, se estendendo naturalmente para abril, com os primeiros episódios mais frios nas áreas mais altas da Serra, não se descarta o registro de geada.

Fonte: Adaptado de Epagri/Ciram

Previsão do tempo

Sexta – Tempo firme com sol e temperaturas amenas pela manhã a agradáveis à tarde.

Final de semana –O Tempo fica instável pela passagem de uma frente-fria com chuvas e possibilidades de trovoadas com ventos principalmente no sábado. O tempo deve melhorar no decorrer de domingo.

A semana que vem começa com tempo estável sem chuvas

Fonte: Adaptado de Epagri/Ciram/ Tempo Agora.

Calendário Astronômico/Agrícola 2013

  Enquanto aguardamos a chegada da versão 2013 do calendário para o restante do ano, aproveitaremos para falar um pouco mais sobre essa importante ferramenta a disposição dos agricultores, principalmente os que praticam produção orgânica.

  Este calendário está na sua 51° edição, baseado em estudos elaborados pelo casal alemão Maria e Mathias Thum, que vem pesquisando a influência dos astros na agricultura, na criação de abelhas e demais seres vivos.

  Vale lembrar que não adianta aplicar o calendário em terras maltratadas, sem matéria orgânica, com excesso de uso de adubos solúveis e agrotóxicos. Somente um solo VIVO pode reagir aos impulsos do cosmos e transmiti-los às plantas. Essa vivificação do solo é objetivo da agricultura agroecológica, onde são desenvolvidos várias linhas de manejo, como na Biodinâmica (que mais utiliza este calendário), Biológica, Orgânica, Permacultura e Agricultura Natural.

charlees.seidel@gmail.com

Charles Seidel

Eng. Agrônomo, Prof. Universitário. M.Sc. Engª Agrícola. Gestão da água, climatologia e agroeocologia

Espalhe essa coluna:

© 2011 - 2019. Todos os direito reservados a Editora Rio do Peixe.