Youtube Twitter Facebook Instagram

Domingo - 23.04.2017

Manhã: Sol com algumas nuvens Tarde: Sol com algumas nuvens


MÍNIMA: 13º - MÁXIMA: 21º

Diário Rio do Peixe

Domingo - 23.04.2017

Manhã: Sol com algumas nuvens Tarde: Sol com algumas nuvens


MÍNIMA: 13º - MÁXIMA: 21º

Colunistas

Instituída Comissão de Agroecologia e Produção Orgânica

28/11/2012 - 00:00:00
Charles Seidel

Instituída Comissão de Agroecologia e Produção Orgânica

  O Governo Federal deu mais um passo em favor da sustentabilidade na agricultura e pecuária. Instalou, na manhã desta terça-feira, dia 20 de novembro, a Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo) que construirá o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. No mês de agosto deste ano, por meio do Decreto 7.794, o governo havia constituído a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo).

  O secretário executivo da comissão será Selvino Heck. Integram o grupo 14 representantes de órgãos e entidades do Executivo Federal, entre os quais o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Outros 14 representantes serão indicados por entidades da sociedade civil. O ministro Mendes Ribeiro Filho e o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, participaram do evento no Palácio do Planalto. À comissão caberá promover a participação da sociedade na elaboração e no acompanhamento da Pnapo.
Mendes Ribeiro destacou a necessidade de elaboração de um plano nacional específico para o desenvolvimento da agricultura orgânica, de forma a possibilitar o uso mais racional dos recursos públicos aplicados para o setor.

  Disse que o Ministério da Agricultura tem papel importante na implementação de mecanismos de controle para garantir a qualidade dos produtos orgânicos e por uma série de iniciativas e projetos que visam a promover a produção desse tipo de alimento no Brasil. Nossa disposição é tornar a agroecologia uma política efetiva. Estamos avançando nesse compromisso, salientou o ministro.

Incentivo á produção

  No Plano Agrícola e Pecuário 2012/13, lançado em junho deste ano, o Ministério reforçou seu compromisso de difundir e apoiar o desenvolvimento da agroecologia no País.

  No âmbito do programa ABC, possibilitou o financiamento como incentivo à produção orgânica brasileira. Sendo assim, por meio dessa linha, disponibilizou aos agricultores recursos, cujo limite por beneficiário é de R$ 1 milhão, com prazo máximo de financiamento de 15 anos, período de carência de seis e taxa anual de juro de 5%.

Rio das Antas promove Seminário de Formação em Agroecologia

  Nos dias 28 e 29 de novembro, agricultores de Rio das Antas e região poderão adquirir informações sobre produção orgânica de hortaliças e homeopatia animal.

  Conforme programação, no período vespertino do dia 28, o Eng. Agrônomo Mestre em Agroecossistemas da Epagri de Campos Novos, Círio Parizotto , explanou sobre produção orgânica de hortaliças e de cereais. Ele demonstrou que grande parte dos cultivos podem sim, ser cultivados sem o uso de agrotóxicos. Cirío demonstrou que produtores de soja e milho já estão produzindo em larga escala em sistema orgânico, com lavouras de 40ha de soja.

  Já no dia 29, também no período da tarde, o Méd. Veterinário, Marcelo Pedroso da Epagri de Içara, Mestre em Homeopatia, fará palestra com demonstração de resultados do uso da homeopatia para controle de doenças em animais.

  O seminário é direcionado para produtores rurais interessados na prática da agroecologia.

Previsão do tempo

Quinta-feira(29): Tempo variável com aberturas de sol durante o dia, aumento de nebulosidade à tarde e pequena possibilidade de pancadas isoladas ao final do período. Máximas entre 30-32°C

Sexta-feira e sábado: Tempo com variação de nebulosidade na maior parte do período. No final do dia teremos aumento de nebulosidade e chances de chuvas isoladas. As chuvas ocorrem de forma isoladas, novamente alguns pontos podem passar com pouca, ou nenhuma chuva. Mínimas 18-20°C e Máximas entre 30-32°C.

Domingo: Tempo com nebulosidade variável e possibilidade de chuva no início do dia Mínimas de 18°C e Máximas de 28-30°C.

Segunda e terça-feira: Predomínio de sol com pequenas chances de pancadas isoladas de chuva no final do período. : Mínimas entre 17-18°C e Máximas de 29-31°C.

  Uma chuva mais significativa está prevista para o final da semana que vem.

Fonte: Adaptado de Epagri/Ciram

Calendário Astronômico/Agrícola

Fonte: Adaptado de Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, 2012

Charles Seidel

Eng. Agrônomo, Prof. Universitário. M.Sc. Engª Agrícola. Gestão da água, climatologia e agroeocologia

Espalhe essa coluna:

© 2011 - 2017. Todos os direito reservados a Editora Rio do Peixe.