Youtube Twitter Facebook Instagram

Quinta-Feira - 21.03.2019

Início do Outono às 18h58min (Hemisfério Sul)


MÍNIMA: 16º - MÁXIMA: 26º

Diário Rio do Peixe

Quinta-Feira - 21.03.2019

Início do Outono às 18h58min (Hemisfério Sul)


MÍNIMA: 16º - MÁXIMA: 26º

Colunistas

O criador da vida;O papel do consumidor;Produção Orgânica

16/11/2012 - 00:00:00
Charles Seidel

O criador da vida

  Se nós somos a imagem e semelhança de Deus, portanto pequenos Deuses aqui na Terra e, os Deuses são criadores. Porque não recriar a vida através da energia dos alimentos?

  O homem do campo cria a vida em sua propriedade constantemente. Aliado as forças da natureza, faz brotar do chão as sementes férteis que irão alimentar milhões de pessoas em todo o planeta.

  Muitas vezes as pessoas ocupadas em seus afazeres não conseguem perceber a magia desta ação: produzir alimentos saudáveis. Esta arte vem sendo desenvolvida há milhares de anos, e cada vez mais tenho a certeza de que temos que desenvolver a nossa capacidade de compreender a natureza, os seus ecossistemas e ciclos biológicos. Só assim poderemos produzir alimentos saudáveis, livres de venenos e de outros contaminantes. A produção Orgânica é o caminho.

O papel do consumidor

  Qual a importância da consciência do consumidor nos sistemas de produção orgânicos?

  A cada dia, torna-se cada vez maior o número de pessoas que estão buscando uma alimentação mais saudável, na tentativa de resgatar um tempo que ainda era possível ter à mesa alimentos frescos, de boa qualidade biológica e livre de agrotóxicos. Atualmente, os alimentos recebem tantos produtos tóxicos e passam por uma série de processos de transformação até chegar ao consumidor que acabam provocando uma mudança de hábitos alimentares e um distanciamento entre o agricultor e o consumidor.

  Afinal o que tem levado mais e mais consumidores a aderirem ao consumo de produtos orgânicos? Pesquisas realizadas em várias partes do mundo apontam para três motivos: a preocupação com a saúde; a vontade de participar na proteção do meio ambiente e a busca de sabor e frescor nos alimentos consumidos.

A preocupação com a saúde

  É a principal motivação dos consumidores de produtos orgânicos. Eles aspiram por uma alimentação mais saudável, natural e equilibrada. Você sabia que durante a existência de uma pessoa (com média de 70 anos) transitam cerca de 25 toneladas de alimento pelo sistema digestivo.É possível que vários quilos de elementos tóxicos circulem pelo nosso corpo. Mesmo que contaminados com teores baixos de agentes químicos, pode ocorrer alguma intoxicação em determinado período do ciclo de vida. Um dos problemas no diagnóstico é que não existem sintomas característicos da epidemia de intoxicação subclínica por agrotóxico. Além dos efeitos diretos sobre o funcionamento do nosso organismo, existem pesquisas que demonstram que nenhum medicamento pode agir adequadamente em pacientes com acúmulo de agrotóxicos em seu organismo.

  Será que vale a pena arriscar tanto? Permitindo que o nosso corpo, nosso templo seja contaminado e destruído por elementos que não deveriam fazer parte da nossa estrutura física?

Previsão do tempo para hoje e próximos dias

Sexta-feira: Tempo estável com variação de nebulosidade na maior parte do período. No final do dia teremos aumento de nebulosidade e chances de chuvas isoladas. Máximas de 24-25°C.
Sábado e domingo: Tempo estável com muita nebulosidade no início e final do dia. Mínimas de 14-15°C e Máximas de 25-26°C.
Segunda-feira: Predomínio de sol com chances de pancadas isoladas de chuva no final do período. : Mínimas entre 14-15°C e Máximas de 26-28°C.

Fonte: Adaptado de Epagri/Ciram

Calendário Astronômico/Agrícola

Charles Seidel

Eng. Agrônomo, Prof. Universitário. M.Sc. Engª Agrícola. Gestão da água, climatologia e agroeocologia

Espalhe essa coluna:

© 2011 - 2019. Todos os direito reservados a Editora Rio do Peixe.