Youtube Twitter Facebook Instagram

Domingo - 17.02.2019

Céu encoberto com pancadas de chuva a partir da tarde


MÍNIMA: 14º - MÁXIMA: 24º

Diário Rio do Peixe

Domingo - 17.02.2019

Céu encoberto com pancadas de chuva a partir da tarde


MÍNIMA: 14º - MÁXIMA: 24º

PREVISÃO

Início de semana de forte calor e risco de temporal

A segunda-feira é um dia de altas temperaturas, que podem alcançar entre 35°C e 37°C em muitas cidades

11/02/2019 - 02:46:16 - Atualizada em 11/02/2019 - 11:27:06
Com informações Bianca Souza/Ciram

A semana em Santa Catarina até começa com as condições do tempo parecidas com as do fim de semana, com sol e muito calor. Mas vem mudanças pela frente ao longo da segunda-feira (11) por conta da aproximação de um sistema meteorológico associado a chuva, chamado de frente fria.

Antes dela chegar, teremos influência de um ar bastante quente, que antecede a chuva. Dessa forma, a segunda-feira é um dia de altas temperaturas, que podem alcançar entre 35°C e 37°C em muitas cidades. 

No tempo, as nuvens começam a ganhar espaço já no início da tarde, provocando pancadas de chuva. Quanto mais para o fim do dia, maior o número de cidades com instabilidades.

Chamo atenção que a combinação de forte calor com a chegada da frente fria podem provocar temporais, aquelas pancadas fortes de chuva, com raios, trovoadas e rajadas de vento. 

Terça-feira essa frente fria deve manter o tempo instável em todas as regiões. A previsão indica que o dia será de muitas nuvens e chuva a qualquer hora.

Por conta do tempo instável, as temperaturas voltam a um patamar mais agradável/ameno. Tirando a segunda-feira, boa parte da semana não deve ter calor.


Segunda e terça-feira (11 e 12/02): 

Tempo: no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, céu encoberto com pancadas de chuva e trovoada ao longo do dia. Nas demais regiões, a chuva ocorre no decorrer do dia. Persiste o risco de temporal com ventos fortes e granizo. 

Temperatura: forte calor, aproximando-se de 40°C no Litoral e norte de SC.

Vento: nordeste a noroeste, moderado com rajadas intensas.

Sistema: Sistema de baixa pressão no Oeste da região Sul do Brasil.

Quarta-feira (13/02): 

Tempo: muitas nuvens em SC com chuva no Litoral e Vale do Itajaí, devido à atuação da frente fria. Do Oeste ao Planalto, a nebulosidade diminui no decorrer do dia, mas ainda chove em boa parte do período. 

Temperatura: amena para a época do ano.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (14/02): 

Tempo: no Oeste e Meio Oeste, muitas nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. Nas outras regiões, muitas nuvens que alternam com períodos de sol e chuva intermitente.

Temperatura: amena para a época do ano.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

TENDÊNCIA de 15 a 24 de fevereiro de 2019

Entre os dias 15 e 16/02, chuva mais frequente no Litoral, mantendo-se uma temperatura mais amena em SC. No restante do período, temperatura mais elevada no Estado, com predomínio de tempo seco e chuva mal distribuída no Oeste. As chuvas ocorrem principalmente no Litoral, por influência da circulação marítima.

© 2011 - 2019. Todos os direito reservados a Editora Rio do Peixe.