Youtube Twitter Facebook Instagram

Sexta-Feira - 24.05.2019

Fortes ventos de sul e declínio da temperatura em SC


MÍNIMA: 8º - MÁXIMA: 13º

Diário Rio do Peixe

Sexta-Feira - 24.05.2019

Fortes ventos de sul e declínio da temperatura em SC


MÍNIMA: 8º - MÁXIMA: 13º

CAÇADOR

Representante da BRK esclarece problema da falta de água

Explanação aconteceu durante sessão ordinária desta segunda-feira (15) e teve como objetivo foi efetivar o primeiro contato com os vereadores, e colocar a empresa à disposição da comunidade

16/04/2019 - 17:11:44 - Atualizada em 16/04/2019 - 17:14:45
Diário Rio do Peixe

Representantes da BRK Ambiental estiveram nesta segunda-feira (15), na Câmara Municipal de Caçador, para efetivar o primeiro contato da empresa com os vereadores e destacar a primeira semana à frente da operacionalização do abastecimento de água e esgotamento sanitário no Município.

Durante a sessão ordinária, o espaço da Tribuna Livre foi utilizado pelo diretor da companhia, Edi Bortoli, acompanhado pelo operador da empresa, Ícaro Mello Dugaich. Na oportunidade, o diretor esclareceu o problema da falta de água nos últimos dias em algumas regiões da cidade, destacando a força-tarefa realizada pela empresa para solucioná-lo com brevidade.

“Trouxemos profissionais de outras cidades assistidas pela BRK e nossas equipes se mobilizaram madrugada a dentro para identificar e solucionar as ocorrências. Ainda há situações em que estamos resolvendo com recargas de água em reservatórios ou até mesmo em caixas d’água para não deixar a população desassistida, no entanto, são problemas pontuais. Estamos preparados para modernizar o abastecimento de água da cidade”, destaca Edi.

Questionado pela vereadora Cleony Figur (PSD) a respeito do motivo para a falta de água em várias localidades do Município, inclusive em regiões que não possuem histórico do problema, o diretor informou que ao contrário do que acontece na maioria das vezes em que há transição no serviço, com troca de informações entre a companhia que está deixando o sistema e a empresa que está assumindo, a BRK obteve acesso às instalações apenas no primeiro dia de operação, o que acabou originando um corte na comunicação de dados entre as unidades, fazendo com que o sistema fosse operado de forma manual.

“Estamos falando de 300 quilômetros de rede com registros, de 20 reservatórios, sete estações elevatórias de bombeamento de água e estação de tratamento. Para atender toda esta estrutura com o sistema manual, infelizmente é preciso cessar provisoriamente o abastecimento em uma determinada região para que a água chegue em outra. No entanto, esta primeira semana serviu como um aprendizado de forma acelerada, para que superássemos os desafios enfrentados”, disse, salientando ainda que os vereadores e a população irão perceber uma melhora substancial a partir dos investimentos que a companhia irá fazer em Caçador.

Complementando o questionamento, o diretor lamentou a precariedade em que se encontra todo o sistema de abastecimento de água na cidade. “Encontramos uma estrutura em estado precário, de alta e avançada deterioração”, frisou.

 

FISCALIZAÇÃO

O vereador Márcio JF (MDB) desejou boa sorte à BRK e destacou o seu posicionamento em cobrar com frequência o cumprimento do contrato no decorrer dos anos, independentemente de estar ou não na Câmara.

Lembrou que há previsão de investimentos de aproximadamente R$ 70 milhões já nos primeiros cinco anos, bem como o valor total previsto no contrato de R$ 152 milhões ao longo dos 30 anos de concessão. Junto a isso, há o desconto imediato de 19,6% no valor das tarifas.

Edi reforçou o compromisso da empresa com Caçador, informando que pretende voltar à Câmara com brevidade para fazer uma apresentação substancial e institucional sobre a BRK, com todos os planos de trabalho e o programa de investimentos contratado com o Município.

Disse ainda que o desconto nas tarifas não é uma promessa, haja vista que a empresa ofertou a tarifa reduzida no procedimento licitatório. Anualmente, os reajustes serão determinados pela ARIS – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento. 

QUALIDADE DA ÁGUA

A palavra também foi utilizada pela vereadora Sirley Ceccatto (PSDB) que reforçou o pedido para que a BRK esteja atenta também à qualidade de água oferecida aos munícipes. Informou ainda que, ao lado do vereador Ricardo Barbosa (PSDB), está elaborando indicação para que o Executivo disponibilize caixas d’água para atender a população com maior vulnerabilidade social.

Edi finalizou agradecendo à Câmara pelo espaço e colocou todos os canais de comunicação da empresa à disposição da comunidade. 

© 2011 - 2019. Todos os direito reservados a Editora Rio do Peixe.