Youtube Twitter Facebook Instagram

Sábado - 18.08.2018

Manhã: Sol com algumas nuvens Tarde: Sol com algumas nuvens Noite: Céu com algumas nuvens


MÍNIMA: 8º - MÁXIMA: 21º

Diário Rio do Peixe

Sábado - 18.08.2018

Manhã: Sol com algumas nuvens Tarde: Sol com algumas nuvens Noite: Céu com algumas nuvens


MÍNIMA: 8º - MÁXIMA: 21º

SANTA CATARINA

Meteorologia aponta que frio voltará quinta-feira

Vamos ter na segunda parte da semana temperaturas típicas de inverno

13/06/2018 - 00:42:29 - Atualizada em 13/06/2018 - 03:33:58
Marleno Muniz / Prefeitura de Urupema

Aos poucos as nuvens carregadas vão começar a se afastar para o mar. Desta forma, a quarta-feira ainda deverá ter nas primeiras horas predomínio das nuvens. No entanto, ao longo da manhã para o turno da tarde o sol vai ganhando espaço.

O frio volta a predominar. Só que diferente da maior parte dos dias, as menores temperaturas irão ocorrer no final da noite em direção a quinta e não no amanhecer. Isso porque a massa de ar frio aos poucos vai chegando ao Estado.

De qualquer forma, o dia já começa com baixas temperaturas, especialmente do Planalto em direção ao Oeste. Vejam pelo mapa que cidades que estão nesta faixa do Estado tem até mesmo o período da tarde com um pouco de frio.

Quinta de iverno

Vá se preparando. O frio volta com tudo. Vamos ter na segunda parte da semana temperaturas típicas de inverno. A quinta já começa com temperatura bem abaixo de 0ºC na Serra e próximo disso no Planalto Norte e Meio Oeste. Chance de voltar a gear tem, mas mais pontual porque mesmo com o frio forte ainda vamos ter uma quantidade maior de nuvens que irá dificultar uma geada muito ampla. O dia terá sol apesar de ter uma varição de nuvens. Mesmo assim, as temperaturas da tarde não sobem tanto, ou seja, frio boa parte do dia.

LEIA TAMBÉM Inverno inicia na próximo dia 21

Os amantes do frio já estão ansiosos para o Inverno que inicia oficialmente às 07h07min do próximo dia 21 de junho. A estação, que antecede a Primavera, termina em 22 de setembro.

De acordo com a pesquisadora Josina Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional (ON), as diferentes estações do ano ocorrem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.  Por causa disso, quando é Verão no Hemisfério Sul os raios solares incidem de forma perpendicular ao Trópico de Capricórnio e nessa mesma época é Inverno no Hemisfério Norte.

Inversamente, quando é Inverno no Hemisfério Sul os raios solares incidem de forma perpendicular ao Trópico de Câncer e é Verão no Hemisfério Norte.

No Inverno, além das temperaturas mais baixas, notamos que as noites são mais longas e os dias são menores. À medida que a Primavera se aproxima, o comprimento dos dias vai aumentado até que no equinócio as noites e os dias tem o mesmo comprimento. O comprimento dos dias aumenta até o solstício de Verão e depois torna a diminuir até ficar igual ao comprimento da noite no equinócio de Outono.

O horário do início das estações varia a cada ano. De acordo com Josina, essa diferença se deve ao período de translação da Terra – aproximadamente 365 dias e 6 horas, ou precisamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46,08 segundos. A cada quatro anos ocorre o ano bissexto, com 366 dias para compensar essa defasagem. (Com informações do Jornal do Brasil)

© 2011 - 2018. Todos os direito reservados a Editora Rio do Peixe.