Youtube Twitter Facebook Instagram

Quarta-Feira - 12.12.2018

Temperaturas amenas na madrugada e elevada durante o dia


MÍNIMA: 16º - MÁXIMA: 34º

Diário Rio do Peixe

Quarta-Feira - 12.12.2018

Temperaturas amenas na madrugada e elevada durante o dia


MÍNIMA: 16º - MÁXIMA: 34º

CENTRO HISTÓRICO

Casa da Memória de Piratuba completa cinco anos

Mais de oito mil pessoas já visitaram o local

09/04/2015 - 02:25:19
Diário Caçadorense

  O imóvel tem muita história pra contar. Isso, nos dois sentidos da frase. Primeiro por ser uma casa antiga, construída há mais de 70 anos e que guarda a história piratubense. E segundo, porquê no último mês, o empreendimento fez aniversário de cinco anos de atendimento ao público.

  A casa foi erguida nos anos 40 e pertenceu à família Ko Freitag, uma das primeiras em Piratuba, e que ajudou na colonização local, de acordo com os registros históricos.  Depois de muito tempo fechada, em 2008, o Consórcio Machadinho adquiriu, reformou e adequou o imóvel para depois repassar ao município. A Prefeitura fez então, um trabalho de captação histórica, reunindo materiais e informações para a implantação da Casa da Memória. Em março de 2010 o “novo” empreendimento foi inaugurado.

  No local, que hoje é mais um atrativo turístico de Piratuba, os visitantes encontram inúmeros objetos da família que foi dona da casa. São 14 cômodos, com móveis, utensílios e detalhes que remetem à época em que Piratuba ainda era a Vila do Rio do Peixe. A Casa também abriga painéis fotográficos que contam a história de Piratuba e sua evolução até os dias de hoje. E muitas das coisas presentes no local foram doados nestes cinco anos, por piratubenses “Quem entra aqui faz uma viagem no tempo e tem a oportunidade de conhecer momentos que ficaram marcados na nossa cidade. Nossa Casa presta um serviço muito importante, que realmente guarda a memória de Piratuba. Quem visita elogia”, comenta a historiadora responsável, Karen Cristina Kirst.

  Piratubenses de todas as idades, turistas e alunos da região já visitaram a Casa. O livro de registros mostra que nestes cinco anos, mais de 8.700 pessoas passaram pelo local. “O pessoal nos visita para conhecer a história de Piratuba e também comparecem nas inúmeras exposições que fazemos. Já apresentamos aqui a história da Guerra do Contestado, mostramos coleções de brinquedos e rádios antigos, quadros do pintor José Peri, artefatos indígenas, entre outras”, conta Karen.

  A Casa está localizada no Centro Histórico do município e atende de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde. A visitação é livre e não é preciso agendar horário. Grupos ou escolas que desejam fazer visitam com um número maior de pessoas, devem entrar em contato através do telefone – 3553 6283. Também é possível acompanhar as atividades através da página do Facebook, Casa da Memória de Piratuba, ou no Blog, memóriaptba.blogspot.com.br.

Galeria de Imagens

© 2011 - 2018. Todos os direito reservados a Editora Rio do Peixe.