Youtube Twitter Facebook Instagram

Sábado - 15.12.2018

Fim de semana quente com pancadas de chuva em SC


MÍNIMA: 18º - MÁXIMA: 30º

Diário Rio do Peixe

Sábado - 15.12.2018

Fim de semana quente com pancadas de chuva em SC


MÍNIMA: 18º - MÁXIMA: 30º

Colunistas

Via Atacadista inaugura nova era

PENSATA Parece que o novo governo de Santa Catarina está confundindo economia de recursos, com economia de informações. Onde está a transparência cantada em prosa e verso.

05/12/2018 - 11:44:09
Osni Ribeiro Mello

A inauguração da primeira loja da rede Via Atacadista nesta terça-feira (4) em Caçador, sinaliza que Caçador entrou definitivamente no grupo de cidades que viram polo de serviços e consumo e por isso tem o seu crescimento acelerado. Com o maior atacadista, ou atacarejo, pois a loja vende para ambos os públicos Caçador recebeu um investimento de R$ 11 milhões. E mais que isso, parte deste investimento e dos lucros ficam na cidade, por causa da parceria com a empresa Caçadorense Turatti estruturas Metálicas. Esta leitura não tem como base apenas esse investimento. Mas a criação do curso de medicina da Uniarp, que em cinco anos introduz na economia de Caçador mais 500 jovens consumidores de alta renda. Além de outros investimentos projetados pelas nossas empresas.

Empreendedor

O diretor do Grupo Passarela, Alexandre Simioni, fez diversos elogios a cidade de Caçador em seu discurso. E também fez uma revelação. Disse que a decisão de instalar o negócio em Caçador veio de uma conversa informal com a família Turatti. Sobre Caçador Alexandre afirmou que uma das razoes para investir aqui, é por que “se sente em casa”.

FIESC unifica gestão do SESI e do SENAI 

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) vai unificar a gestão do SESI e do SENAI em Santa Catarina. O objetivo é ampliar a sinergia na atuação das entidades, otimizando o uso dos recursos, das estruturas e das equipes de profissionais, para potencializar os serviços prestados à indústria e ao trabalhador catarinense, explicou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. Recentemente ele realizou videoconferência com todas unidades do Estado para tratar do assunto, que também foi apresentado aos vice-presidentes e demais diretores da FIESC, além dos conselhos do SESI e do SENAI.

“Assim como faz a indústria, buscamos o máximo de eficiência. O movimento começou ao longo dos últimos anos com a integração das áreas de apoio. Estamos dando agora mais um importante passo, por meio da integração operacional também das atividades-fim do SESI, do SENAI e do IEL”, afirmou Aguiar.

O superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira, vai acumular a direção regional do SENAI/SC e passa a dirigir, além dos serviços voltados à saúde e segurança do trabalhador, toda a área educacional do Sistema FIESC, inclusive a formação profissional. O executivo Jefferson de Oliveira Gomes assume a superintendência do IEL e a diretoria de inovação e tecnologia, sendo responsável pelos institutos de inovação e de tecnologia do SENAI, além do Centro de Inovação SESI.

Entidades da FIESC, o SESI e o SENAI estão presentes em 275 dos 295 municípios de Santa Catarina atendendo anualmente 466 mil trabalhadores e 15 mil indústrias. Na área educacional, o foco é aumentar a escolaridade e a formação profissional, com um modelo educacional de qualidade. A previsão é fechar 2018 com 216 mil matrículas nas modalidades de educação básica, cursos técnicos, ensino superior, pós-graduação, educação de jovens e adultos, aprendizagem industrial, ensino médio e educação corporativa.

Na área de inovação, as entidades da FIESC oferecem competência para impulsionar a melhoria de processos e produtos, com institutos de inovação e de tecnologia, desenvolvendo consultorias, pesquisa aplicada e colocando à disposição do setor produtivo uma rede de laboratórios de metrologia acreditados. Em 2018 serão destinadas 375 mil horas de serviços nesta área, em 250,2 mil ensaios metrológicos. Em saúde e segurança, o SESI busca a diminuição de acidentes e doenças laborais, além de redução do sedentarismo e sobrepeso. Anualmente são atendidos 464 mil trabalhadores em saúde e segurança, aplicadas 316 mil doses de vacina, além de 9,5 milhões de atendimentos em atividade física. 

Câmara aprova indicação de canil para Guarda Municipal

A Câmara de vereadores aprovou nesta segunda-feira (3), indicação do vereador Ricardo Barbosa (PSDB), solicitando a construção de um canil para a Guarda Municipal. O vereador afirmou que algumas cidades de Santa Catarina já adotaram esta iniciativa e os resultados estão sendo satisfatório.

“Esses cães já vêm treinados e há também a capacitação para o guarda municipal que irá trabalhar diretamente com eles”, explica, destacando ainda o baixo custo para o município.

Além de auxiliar o trabalho da Guarda Municipal, ele explica que os cães poderão colaborar com as Polícias Civil e Militar em blitz e demais ocorrências, como em operações que visem detectar drogas e armas.

O assunto também foi debatido pelo Presidente da Casa, Rubiano Schmitz, que cumprimentou o colega pela indicação e enalteceu o trabalho já desenvolvido pelos guardas municipais Luciara Garcez e Edgar Aimi neste sentido.

“A Luciara, inclusive, se dedica há algum tempo ao estudo de viabilidade visando a implantação do canil, inclusive custeando suas viagens para conhecer este trabalho em outros municípios. Essa iniciativa ganhou o reforço do Edgar, que também se engajou na causa. Ambos os trabalhos merecem nosso reconhecimento”, destacou Rubiano.

Inauguração CREAS Caçador

Inaugura nesta quarta-feira (5), às 15h, em Caçador a nova unidade do Centro de Referência Especializado de assistência Social (CREAS) de Caçador. O evento contará com a presença da secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Romanna Remor.

Líder autoritário

Fontes bem informadas revelam que a coisa está feia na secretaria de educação. De acordo com eles tem diretor de colégio que liga antes para perguntar se a secretária Josete Strowispy está na secretaria. Se ele estiver o diretor não vai. Esta revelação, revela também um modelo de administração, ao qual chamamos de líder autoritário. Sem dúvida fora de moda para o mundo atual.

Enrolado

O governo de Jair Bolsonaro (PSL) nem começou e já tem ministro enrolado. E não é qualquer ministro. Trata-se de Onyx Lorenzoni (DEM), futuro ministro da Casa Civil, que será investigado pela acusação de caixa 2, conforma delatores da JBS. A investigação de Lorenzoni e mais nove envolvidos foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR). O Senador Renan Calheiros (MDB) e o deputado Paulo Teixeira (PT) também estão na lista.

Desafio

O novo governo de Santa Catarina lançou um desafiou para si mesmo. Economizar R$ 100 milhões por mês e diminuir de 24% para 16% os incentivos fiscais.


Osni Ribeiro Mello

Olá, eu sou Osni Ribeiro Mello, jornalista, administrador de empresas e Engenheiro Civil. Depois de ter passado pelos jornais: Gazeta Sul, Folha da Cidade e Informe e por todas as editorias. Atividades que consumiram 15 anos de minha vida e me deram muita experiência, resolvi que muito mais que dar a notícia eu apontaria os erros e as soluções. Pronto, virei colunista e instantaneamente odiado por escrever demais. De qualquer forma o portal www.diarioriodopeixe.com.br e o Jornal Extra resolveram apostar numa coluna de informações políticas e aqui estou tentando consertar o mundo e levando as notícias com uma pitada de humor e senso critico. Também mantenho o osnirmello.blogspot.com.br, blog onde divulgo as ideias que podem mudar o nosso mundo, ou não.

Espalhe essa coluna:

© 2011 - 2018. Todos os direito reservados a Editora Rio do Peixe.