Youtube Twitter Facebook Instagram

Sexta-Feira - 17.08.2018

Noite: Céu estrelado Madrugada: Céu estrelado Manhã: Ensolarado


MÍNIMA: 8º - MÁXIMA: 21º

Diário Rio do Peixe

Sexta-Feira - 17.08.2018

Noite: Céu estrelado Madrugada: Céu estrelado Manhã: Ensolarado


MÍNIMA: 8º - MÁXIMA: 21º

Colunistas

Sirley candidata

PENSATA Ministro Dias Toffoli é eleito o novo presidente do STF pelos próximos dois anos. A partir de 13 de setembro teremos novos ventos na justiça brasileira.

09/08/2018 - 10:55:45
Osni Ribeiro Mello

Sirley candidata

A Vereadora Sirley Ceccatto (PSDB) apresentou pedido de licença do cargo pelo período de 60 dias, a contar de 8 de agosto, para tratar de assuntos de interesse particular. O requerimento solicitando o afastamento temporário foi apresentado na sessão desta terça-feira (7). Diante da vacância do cargo, a presidência da Câmara fará a convocação do suplente de vereador Jocimar Soares de Abreu (PSDB) para assumir a função neste período. Sirley deverá concorrer a uma cadeira na Câmara Federal no pleito de outubro. Vale ressaltar que a licença é sem remuneração.

Suplentes

O suplente de vereador Jocimar Soares de Abreu (PSDB) revelou que ainda não sabe se assume como vereador no lugar de Sirley Ceccatto (PSDB). Se assumir o cargo Jocimar, que hoje está licenciado da Policia Militar, teria que ir para reserva. O próximo suplente é Mari Aparecida Ceolla Biela (PSDB), que também não deve assumir pois está em licença médica. Deve assumir então José Carlos Pereira dos Santos (PSDB), que já foi vereador. Entretanto os suplentes que estão anteriormente ao Zé Carlos devem abrir mão do direito, para ele poder assumir.

Câmara aprova moção pedindo a liberação das emendas impositivas

Os Vereadores de Caçador aprovaram na sessão desta terça-feira (7) uma Moção de Apelo, apresentada em conjunto, a ser destinada ao Governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, solicitando que sejam liberadas as emendas parlamentares impositivas da lei orçamentária anual de 2018, e que sejam cumpridas integralmente a execução orçamentária e financeira das mesmas.

Segundo eles, o orçamento recebeu cerca de 1,4 mil emendas, a maioria delas de autoria parlamentar, apresentadas com base na Emenda Constitucional 74/2017, que torna obrigatória a execução das emendas elaboradas pelos deputados ao orçamento estadual. As demais emendas foram colhidas em audiências públicas realizadas pela Assembleia Legislativa nas 36 regionais de Santa Catarina, dentro do “Orçamento Regionalizado”

“Portanto, elaboramos esta Moção de Apelo a ser encaminhada ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado, para que sejam liberadas as emendas parlamentares impositivas da lei orçamentária anual de 2018, e que sejam cumpridas integralmente a execução orçamentária e financeira das mesmas”, destacam os parlamentares caçadorenses no documento apreciado em plenário.

Pesquisa

Se considerar a pesquisa eleitoral mais recente. Pesquisa realizada pelo Grupo RIC e divulgada no dia 21 de junho, os três principais candidatos ao governo estavam empatados na margem de erro. A pesquisa propôs quatro cenários, e foi exatamente no quarto cenário que estavam Mauro Mariani (MDB) com 16,4%, Gelson Merisio (PSD) com 14,5% e Décio Lima (PT) com 14,1%.

A pesquisa realizada pelo Instituto Lupi era liderada por Esperidião Amin (PP) que tinha 26,2% no cenário 2 e Paulo Bauer (PSDB), que tinha 25,1% no cenário 1.Mas ambos abriram mão das candidaturas para concorrer ao senado. A pesquisa tinha margem de erro de 3 pontos percentuais, com indecisos, brancos e nulos somando mais de 48%.

766 candidatos

Levantamento feito pelo jornal Notícias do Dia na ata dos 34 partidos com representação no Estado revelou o lançamento de 766 candidatos para as vagas de deputado federal, deputado estadual, governador, vice-governador, senador e suplente de senador. Aumento de 37% em relação ao pleito de 2014, quando participaram da disputa 557 candidatos. Concorrem as 40 cadeiras de deputado estadual 468 candidatos, 263 disputam as 16 vagas para deputado federal. Nesta eleição 230 candidatos são mulheres, representando 30% dos concorrentes. Na eleição de 2014 foram 152 mulheres, o que correspondia 27% do total de candidaturas.

Na trave

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), composta pelos ministros Luiz Roberto Barroso (relator), Luiz Fux, Rosa Weber, Alexandre de Morares e Marco Aurélio Mello, negou o embargo apresentado pelo deputado federal João Rodrigues (PSD). Rodrigues postou um vídeo nas redes sociais onde diz que vai apresentar todos os recursos cabíveis, para ser liberado para concorrer às eleições de outubro.

Palanque

O pessoal da corneta está louco para saber como será o palanque de Mauro Mariani (MDB) e Napoleão Bernardes (PSDB) em Caçador. Inimigos declarados na última eleição municipal, tem gente de ambos os lados que vai ter que engolir o discurso e gastar a sola da bota para pedir voto para o MDB. E vice e versa.  

Estado Civil

As estatísticas também revelam que 59,6% dos eleitores estavam solteiros no momento do registro/atualização do cadastro eleitoral, num total de 87.760.258 votantes. Já 33,5% se declararam casados, somando 49.306.368 no total.

Eleitores com deficiência

Ao todo, 940.613 eleitores declararam ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. São cidadãos que comumente precisam de atendimento especial no dia da votação e podem votar em seções adaptadas pela Justiça Eleitoral. O prazo para solicitar transferência para uma seção com acesso facilitado termina no dia 23 de agosto.

Osni Ribeiro Mello

Olá, eu sou Osni Ribeiro Mello, jornalista, administrador de empresas e Engenheiro Civil. Depois de ter passado pelos jornais: Gazeta Sul, Folha da Cidade e Informe e por todas as editorias. Atividades que consumiram 15 anos de minha vida e me deram muita experiência, resolvi que muito mais que dar a notícia eu apontaria os erros e as soluções. Pronto, virei colunista e instantaneamente odiado por escrever demais. De qualquer forma o portal www.diarioriodopeixe.com.br e o Jornal Extra resolveram apostar numa coluna de informações políticas e aqui estou tentando consertar o mundo e levando as notícias com uma pitada de humor e senso critico. Também mantenho o osnirmello.blogspot.com.br, blog onde divulgo as ideias que podem mudar o nosso mundo, ou não.

Espalhe essa coluna:

© 2011 - 2018. Todos os direito reservados a Editora Rio do Peixe.