Youtube Twitter Facebook Instagram

Sábado - 27.05.2017

Manhã: Sol com algumas nuvens Tarde: Pancada de chuva isolada


MÍNIMA: 15º - MÁXIMA: 22º

Diário Rio do Peixe

Sábado - 27.05.2017

Manhã: Sol com algumas nuvens Tarde: Pancada de chuva isolada


MÍNIMA: 15º - MÁXIMA: 22º

Colunistas

Trânsito em Caçador

O trânsito de Caçador continua a render na Câmara de Vereadores

19/04/2017 - 13:49:50
Osni Ribeiro Mello

O trânsito de Caçador continua a render na Câmara de Vereadores. O vereador Neri Vezaro (PMDB) disse que a mão dupla de direção implantada no Parque Central tem gerado congestionamentos na rotatória da ponte e na praça Concórdia. Para o vereador é urgente a contratação de um especialista para estudar o trânsito como um todo e propor melhorias, mas não com base no “achometro”. O assunto também foi comentado pela vereadora Cleony Figur (PSD) que reforçou a necessidade de tratar o assunto de forma profissional. Entretanto o vereador Neri reconheceu que os problemas do transito de Caçador são difíceis de resolver pois as ruas são as mesmas, e os veículos só aumentam. 

A burocracia burra

As fotos do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), abandonado e vandalizado, é a mais viva prova de que alguma coisa não está certa no Brasil. Como pode uma comunidade fazer o que fez com um espaço que serve a ela mesma. Como que as pessoas se acham no direito de destruir um patrimônio que não é seu mas é de todos.

Mas isso não me espanta e não devia espantar ninguém. Os brasileiros que fizeram isso não são diferentes dos mais de 400 políticos envolvidos com a corrupção na Odebrecht. Estes vandalizaram o dinheiro do povo, trazendo como consequência uma sociedade doente. Uma sociedade onde o cidadão é esquartejado pelos impostos e no momento que busca o poder público para algum serviço, é afogado por uma burocracia burra e inerte.

Um estado de direito que se aparelhou para receber impostos e taxas. Mas é incapaz de oferecer um serviço à altura do que está exigindo do cidadão. Muito pelo contrário, parece um cão feroz postado ao lado do portão pronto para atacar a menor tentativa do cidadão se mover no sentido de alimentá-lo.

Ninguém está pedindo para o estado retirar nenhum dos impostos ou taxas que cobra. Seria pedir muito. Mas que pelo menos seja rápido e eficiente na cobrança e no fornecimento do serviço.

Calmon recupera recurso para implantação de arena esportiva

A busca por recursos feita pelo Prefeito Municipal, Pedro Spautz Netto, à Brasília rendeu frutos ao município. Essa semana o Deputado Federal, Celso Maldaner, confirmou a recuperação da emenda parlamentar no valor R$ 1.462.500,00 para Implantação e Modernização de Infraestrutura Esportiva. O valor é oriundo do Governo Federal, por meio do Ministério dos Esportes com contrapartida do município.

Para Calmon é uma grande conquista pois, o empenho do recurso foi cancelado no final de 2016 pela administração anterior e, foi recuperado agora. A mini Arena Esportiva atenderá as necessidades esportivas da cidade e região. Atualmente os munícipes que desejam praticar algum esporte dependem de deslocamento as cidades vizinhas, uma vez que o único ginásio existente no município pertence a escola estadual.

O prefeito Pedro, com toda sua equipe, não mede esforços na busca de recursos, em especial para área do esporte, grande anseio da população calmonense e importante ferramenta social para as nossas crianças e jovens.

Estrada do Bugre

A estrada do bugre é um exemplo de que cada estrada ou rodovia deve utilizar a tecnologia correta para o tipo de trafego, para não se tornar um saco sem fundo para os recursos públicos. Da forma como foi iniciado – ainda no mandato do prefeito Saulo Sperotto (PSDB) - com uma pavimentação com pedras estava correta, pois é uma tecnologia de grande durabilidade e baixo custo de manutenção. A pavimentação asfáltica, sem dúvida, tem melhor qualidade de rodagem, mas da forma que foi realizado, com uma tecnologia experimental, não teve a durabilidade esperada e corre o risco de voltar a ser uma estrada de terra. Também é importante observar que a falta de manutenção das sarjetas e a causa da maioria dos buracos, pois a umidade atacou o pavimento.

 

Novo IPPUC

O prefeito Saulo Sperotto (PSDB) enviou para Câmara de Vereadores Projeto de Lei Complementar 007/2017 que propõe uma nova estrutura e regulamentação para o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano De Caçador (IPPUC). A nova redação propõe a criação de uma Equipe de Pesquisa e Inovação, que será responsável pela promoção de estudos e pesquisas no campo do aprimoramento da gestão pública, do planejamento urbano, direito urbanístico e urbano operacional, entre outras atividades. E também propõe a adequação dos cargos de direção em: Presidente, Diretor Administrativo e Financeiro, Diretor de Pesquisa e Inovação e Diretor de Planejamento Urbano, que serão comissionados e devem ter ensino superior.

Resort leva turismo para o Oeste catarinense

É muito comum encontrarmos grandes resorts em cidades litorâneas do estado, a capital Florianópolis concentra belos empreendimentos reconhecidos pelo luxo e variedades de serviços ofertados aos hóspedes. Mas, longe da capital e mais precisamente em municípios do interior do estado esses empreendimentos têm reforçado a sua presença. Bem estruturados, não deixam a desejar na comparação com os mais conhecidos e tem contribuído com o turismo em todas as épocas do ano em regiões mais afastadas do litoral.

Um dos exemplos está inserido na região oeste do estado, o Pratas Themas Resort, concentrado em São Carlos, município localizado a 40 minutos de Chapecó. São Carlos conta hoje com cerca de 10.200 habitantes, e está em franco desenvolvimento. A renda do município gira em torno da produção agrícola, sendo que o setor gera 73% da renda total.

Mas, além da grande potencialidade para o agronegócio, São Carlos também é reconhecido pelo turismo incluindo o religioso com mais de 15 igrejinhas abertas para visitação e pelo turismo das águas termais, conhecido como Balneário de Pratas, onde estão inseridos no complexo de piscinas, hotéis e pousadas, que oferece uma excelente estrutura para receber os visitantes. Além disso, o município ficou muito conhecido pelas festas realizadas no período do Carnaval que durante muitos anos movimentaram toda a região.

Segundo o secretário de Administração de São Carlos, Ivan Bonissoni a movimentação turística na cidade se fortalece a cada dia incrementando a receita econômica no comércio, hotéis e restaurantes. “Nossa cidade recebe milhares de turistas vindos de todos os cantos do país e muitos até de fora, de países vizinhos. Isso fortalece todas as áreas de produtividade de nossa cidade”, afirma.

Com os olhos voltados para esse setor o Pratas Thermas Resort, instalado no Balneário de Pratas, desde 2001 tem grande importância econômica para o município. O complexo recebeu só no último ano mais de 15 mil hospedes número superior a população local. Entre seus diferenciais está a utilização de água 100% termo mineral em toda a estrutura do hotel. São 45.000 m2 de área distribuídos em uma estrutura que contempla lazer, diversão, repouso familiar, eventos empresariais e casamentos.

São diversos serviços oferecidos que atendem desde o público infantil até o idoso. Eventos promovidos e pacotes promocionais em datas especiais garantem movimentação o ano todo. A estrutura mantém mais de 70 apartamentos divididos em três categorias sendo luxo, super luxo e suíte, piscinas aquecidas e abastecidas com água termo mineral, bar molhado, área de lazer com playground, campo de futebol e vôlei, concha par bocha, sauna, gastronomia premiada, além de um centro de eventos completo para realização de todos os tipos de eventos.

Osni Ribeiro Mello

Olá, eu sou Osni Ribeiro Mello, jornalista, administrador de empresas e Engenheiro Civil. Depois de ter passado pelos jornais: Gazeta Sul, Folha da Cidade e Informe e por todas as editorias. Atividades que consumiram 15 anos de minha vida e me deram muita experiência, resolvi que muito mais que dar a notícia eu apontaria os erros e as soluções. Pronto, virei colunista e instantaneamente odiado por escrever demais. De qualquer forma o portal www.diarioriodopeixe.com.br e o Jornal Extra resolveram apostar numa coluna de informações políticas e aqui estou tentando consertar o mundo e levando as notícias com uma pitada de humor e senso critico. Também mantenho o osnirmello.blogspot.com.br, blog onde divulgo as ideias que podem mudar o nosso mundo, ou não.

Espalhe essa coluna:

© 2011 - 2017. Todos os direito reservados a Editora Rio do Peixe.