Youtube Twitter Facebook Instagram

Sábado - 18.08.2018

Manhã: Sol com algumas nuvens Tarde: Sol com algumas nuvens Noite: Céu com algumas nuvens


MÍNIMA: 8º - MÁXIMA: 21º

Diário Rio do Peixe

Sábado - 18.08.2018

Manhã: Sol com algumas nuvens Tarde: Sol com algumas nuvens Noite: Céu com algumas nuvens


MÍNIMA: 8º - MÁXIMA: 21º

Colunistas

Semana do Meio Ambiente em Rio das Antas

07/06/2018 - 23:37:34
Charles Seidel

Neste dia 05 comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, sendo que toda esta semana é considerada a Semana do Meio Ambiente, diversas ações estão sendo realizadas em todo Estado de Santa Catarina. Como não poderíamos deixar passar em branco, a Epagri, em Parceria com a Prefeitura de Rio das Antas e o Comitê da Bacias Hidrográfica Rio do Peixe promoveu uma série de palestras aos alunos do ensino médio do Colégio Santos Anjos. Neste dia 06 de junho, foram realizadas palestras em 3 turnos, pela manhã, tarde e noite.

Os temas foram A Gestão da Água, ministrada pelo agrônomo Charles Seidel, que também é Vice-presidente do Comitê da Bacia, e Florestas: por Ivan Dallazen, agrônomo da prefeitura. A organização ficou por conta de Marcia Drechmer, Extensionista Social da Epagri.

“Podemos dizer que, de forma geral os temas mais relevantes, em termos de meio ambiente, estão ligadas a água e florestas, pois a preservação das águas dependem diretamente das florestas, e vice-versa” - falou o palestrante Ivan Dallazen. Ao todo participaram cerca de 200 alunos, que aprenderam um pouco mais sobre esses importantes elementos harmonizadores que compõem a paisagem do nosso meio ambiente.

O representante do Comitê lembrou que para funcionar, o comitê necessita da participação efetiva do seu colegiado, que hoje possui 45 entidades, sendo 40% de Usuários, 40% da sociedade civil organizada e 20% somente de órgão do poder público (incluindo esferas estadual e municipal). E principalmente de recursos. O comitê estará voltando as atividades normais, pois dependia de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, e esta situação está sendo normalizada, sendo que em breve teremos novidades sobre as atividades do Comitê Rio do Peixe.

Mas o mais importante de tudo é a educação. Se esses jovens internalizarem todas essas informações ambientais, e praticarem nas suas vidas, certamente teremos um futuro melhor.

Charles Seidel

Eng. Agrônomo, Prof. Universitário. M.Sc. Engª Agrícola. Gestão da água, climatologia e agroeocologia

Espalhe essa coluna:

© 2011 - 2018. Todos os direito reservados a Editora Rio do Peixe.