Youtube Twitter Facebook Instagram

Sexta-Feira - 22.09.2017

O ar seco continua comandando as condições do tempo em todas as regiões de SC


MÍNIMA: 13º - MÁXIMA: 33º

Diário Rio do Peixe

Sexta-Feira - 22.09.2017

O ar seco continua comandando as condições do tempo em todas as regiões de SC


MÍNIMA: 13º - MÁXIMA: 33º

Colunistas

Água é Vida

Já dizia o Mestre: “nós somos o que comemos”, e a água é nosso principal alimento. Faz parte de 70% do nosso corpo e dos vegetais que consumimos

22/03/2017 - 18:27:30
Charles Seidel

A água é tão importante para a vida, mas mesmo eu tendo especialização e mestrado nessa área, fico muitas vezes sem saber sobre o que falar, o que priorizar.

Tudo é importante quando se fala em água. Todo mundo sabe que o Planeta Terra é rico em água, o Brasil tem a maior reserva do mundo, mas mesmo assim, 950 milhões de pessoas não tem acesso a água de qualidade! Isso no Planeta Água! Afinal, são cerca de 25 milhões de brasileiros afetados pela estiagem em todo o País.

Em 2017, em todo o Brasil, já são 872 as cidades com reconhecimento federal de situação de emergência causada por um longo período de estiagem . A região mais afetada segue sendo a do Nordeste. O estado da Paraíba é o que concentra maior número de municípios, com 198 que comunicaram o problema à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

Na minha dissertação de mestrado, muito discorri sobre uma pequena bacia hidrográfica, na região de Ouro –SC.  Graças aos dados gerados pelo projeto Microbacias 2, tive como mergulhar a fundo nas características da região. E literalmente correlacionar os dados sobre qualidade da água, uso do solo, sistemas de cultivo da microbacia. Dentre tantas descobertas, a principal foi que, por mais que achemos que não estamos causando alterações na qualidade da água: sim, nós estamos. E é claro, geralmente para pior. Cheguei a conclusão que aquela água, de um afluente do nosso Rio do Peixe, não servia mais para consumo animal nem irrigação, somente para lavação e contemplação.

Minha conclusão poderia ser mais drástica se eu tivesse dados de contaminação por produtos químicos, pois desde 2008, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do Mundo, e utilizamos vários produtos que já foram banidos nos seus países de origem, como se fosse apenas um “remédio”.

Estamos adoecendo, e a solução não é fácil, quem tem filhos pequenos terá que montar estratégias de sobrevivência se quiser mantê-los saudáveis e longe das intoxicações.  - Ah Charles! Exagerado! Tem outras formas de se intoxicar sim, mas nós temos que evitar as principais. Já dizia o Mestre: “nós somos o que comemos”, e a água é nosso principal alimento. Faz parte de 70% do nosso corpo e dos vegetais que consumimos.

Rio Preto, Próximo ao Sítio Águas de Gaia, Rio das Antas, afluente do Rio do Peixe, 2017

Rio do Peixe, numa pequena cachoeira próximo da nascente, 1997

Charles Seidel

Eng. Agrônomo, Prof. Universitário. M.Sc. Engª Agrícola. Gestão da água, climatologia e agroeocologia

Espalhe essa coluna:

© 2011 - 2017. Todos os direito reservados a Editora Rio do Peixe.